BEBE DE 4 MESES QUASE TEM DEDOS AMPUTADOS POR FIO DE CABELO

COMO UM SIMPLES FIO DE CABELO PODE SER UM RISCO DE AMPUTAÇÃO PARA OS DEDOS DE UM BEBÊ?

Existem vários casos da “Síndrome de Torniquete de Cabelo”, mas usaremos o da pequeno Otávio, de tinha apenas quatro meses quando quase perdeu os dedos do pé.

Fernanda, mãe da pequeno Otávio, foi acordada com o choro de seu bebê pela manhã e viu que o pequeno se recusava a mamar e ela não sabia o porquê. Somente quando ela foi trocar o neném que viu que os dedos do pé dele estavam vermelhos e quando olhou com mais atenção descobriu que um fio de cabelo estava preso entre eles.

“Ele deve ter ficado lá por 12 a 14 horas! Eu fiquei com medo que meu filho perdesse alguns de seus dedos e ele certamente teria perdido se não tivesse notado a tempo”, contou.

O fio de cabelo, que estava prendendo os dedos de Otávio, eram de sua mãe, e depois que conseguiu retirá-lo, ela levou seu filho ao hospital para ver se estava tudo bem com os dedos do menino.

“O médico viu que estava tudo bem, só passou uma pomada antibacteriana”, disse.

Falando sobre sua experiência, Fernanda espera que outros pais fiquem mais atentos com seus filhos também.

“A partir de agora eu sempre vou checar as meias e os dedinhos do meu filho. Minha orientação para outros pais e mães é sempre lavar as meias do lado avesso, e checar os dedinhos do pé e da mão de dormir, concluiu.

SOBRE A SÍNDROME

O que aconteceu com Otávio é muito raro e é chamado de Síndrome de Torniquete de Cabelo, que é quando um fio de algum material se enrola em alguma parte do corpo do bebê, normalmente os dedos ou genitais, e acaba impedindo a circulação.

Nos casos mais graves, essa síndrome pode levar à amputação.

Essa síndrome é mais frequente nos primeiros meses de vida porque nessa época existem partes do corpo do bebê que podem ser machucadas pelas menores coisas como um fio de cabelo, e porque nessa fase as mães têm forte queda de cabelo.

O mais comum é que ela afete os pés dos bebês e o aconselhável é sempre olhar para ver se tem algum fio de cabelo dentro das meias da criança. Caso exista o fio, claramente, você deve retirá-lo e se não conseguir leve seu filho ao pronto-socorro assim que notar o problema. Depois o tratamento com pediatra é sempre importante para evitar complicações.

Comentários do Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo