CIDADÃ PEDE AMPLIAÇÃO DA CADEIA DE MARIALVA E RECEBE ENXURRADA DE CRÍTICAS

Um problema que não é exclusividade de Marialva é a superlotação de presos na Carceragem das Delegacias de Polícia Civil.

Após a morte de um detento que foi brutalmente espancado na Carceragem da Delegacia de Marialva, uma cidadã usou a rede social facebook para cobrar o Prefeito e os Vereadores a possibilidade da ampliação da “penitenciária”. O que ela não imaginava era que receberia uma enxurrada de críticas nos comentários da sua publicação.

Veja alguns dos comentários em resposta à publicação:

E você? Concorda com a reclamação ou discorda dela?

Para te ajudar a chegar a uma conclusão, vamos colocar qual seria a rota ideal de um preso no sistema judiciário.

O ideal é que os presídios tivessem, no mínimo, o mesmo número de detentos e de vagas e que não houvesse presos em nenhuma delegacia. A “rota” de um preso, na teoria, deveria ser: o indivíduo ao ser preso é levado à delegacia para a detenção inicial e o registro do Boletim de Ocorrência. Em cinco dias – e no máximo trinta – se não fosse liberado pela Justiça, deveria ser encaminhado à Cadeia Pública onde aguardaria seu julgamento e a sentença. Caso condenado, ele seria transferido para penitenciária ou presídio, lugares próprios, segundo a lei, para quem já foi julgado e apenado. Realidade bem diferente do que acontece em Marialva.

Atualmente a Carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Marialva conta com 91 presos, sendo que foi projetada para 30.

Para fim de esclarecimento, se faz necessário saber a diferença entre Delegacia de Polícia e Cadeia Pública.

A Delegacia de Polícia é uma unidade policial fixa para o atendimento ao público, base e administração de operações policiais, investigações criminais e detenção temporária de suspeitos e presos em flagrante delito. A descrição das atribuições é extensa, contudo nem na legislação estadual, tão pouco na federal cita a custódia de presos.

? CURTA
? COMPARTILHE
? MARQUE OS AMIGOS
_____________________________
? TRIBUNA INTERATIVA
? O melhor conteúdo online

Comentários do Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo