ANVISA LIBEROU TESTES DO CORONAVÍRUS EM FARMÁCIAS.
A Anvisa, Agencia de Vigilância Sanitária, aprovou os testes rápidos de covid-19 em farmácias.
Antes da decisão, exames só podiam ser feitos em hospitais e clínicas.
Em meio à dificuldade de se disponibilizar diagnósticos ágeis sobre o novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta terça-feira autorizar a realização de testes rápidos da covid-19 em farmácias. Antes, os exames eram, exclusivamente, feitos em hospitais e clínicas de saúde.
A diretoria da Anvisa permitiu, por unanimidade, a nova medida em caráter temporário. A validade deve durar até o fim do estado de emergência de saúde pública nacional, decretado ainda no dia 4 de fevereiro.
Para que a decisão seja posta em prática, há algumas regras. As drogarias que forem fazer os testes na população precisarão ter uma pessoa especializada na função e o resultado, após a verificação ter sido no próprio local, será analisado por um conjunto de profissionais da área da saúde, em forma de auxílio ao diagnóstico.
O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, afirmou que um dos motivos para que essa mudança em relação aos locais de verificação da presença do novo coronavírus ocorra é a diminuição de aglomeração em instalações hospitalares para fazer os testes. Além disso, a distribuição dos exames para farmácias podem também reduzir a procura de serviços médicos em estabelecimento das redes públicas.
colaborou G1
Comentários do Facebook