INFO SAÚDE – A audição com o implante coclear
O implante coclear é um dispositivo médico eletrónico para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo. Ele funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo. Isso significa que ele substitui parcialmente as células danificadas da cóclea.
Apenas o médico e o Audiologista podem determinar se você é um candidato a um implante coclear.
Aproveite um nível de audição que você nunca pensou ser possível
Se você sofre de perda auditiva severa-profunda, o implante coclear pode ser capaz de ajudá-lo a:
- Entender melhor a fala
- Ver televisão e ouvir música
- Usar o telefone
- Participar de conversas durante refeições
Como o implante funciona?
Os aparelhos auditivos convencionais captam o som, o amplificam e os enviam através do canal auditivo normal. No entanto, se sua orelha apresenta uma alteração severa, amplificar o som desta forma não terá qualquer efeito. O implante coclear supera isso enviando o sinal diretamente ao nervo auditivo. Isto significa que, ao contrário de aparelhos auditivos convencionais, os implantes cocleares ignoram as áreas alteradas da orelha. Eles captam o som, processam e estimulam eletricamente o nervo auditivo.
Indicado para crianças e adultos
Crianças com mais de 12 meses, adultos e idosos podem se beneficiar de um implante coclear, se for considerado adequado pelo seu médico e pelo seu audiologista.
Sobre o implante coclear
Um implante coclear é composto por um processador sonoro externo e um implante coclear interno.
A parte externa conta com um processador sonoro atrás da orelha e um fio que conecta o processador na antena. A antena está conectada magneticamente à pele diretamente sobre a parte interna.
A parte interna é um receptor que é cirurgicamente colocado debaixo da pele no osso temporal. O receptor tem um feixe de eletrodos que é colocado na cóclea.
1. O processador sonoro capta e digitaliza o som.
2. A antena está conectada magneticamente à pele e transmite o som digitalizado do processador sonoro ao receptor do implante.
3. O receptor do implante é colocado sob a pele diretamente sob a antena. Ele transforma a informação digital em um sinal elétrico enviado para a cóclea.
4. O feixe de eletrodos é inserido na cóclea. Cada eletrodo no feixe corresponde a uma frequência de sinal.
5. Quando a informação codificada é transmitida ao eletrodo correspondente, o nervo auditivo é estimulado.
6. O cérebro recebe o som transmitido através do nervo auditivo.
Ouvir a fala e participar da vida
Com o sistema de implante coclear Neuro, você pode juntar-se a milhares de usuários em todo o mundo que confiam no seu implante coclear em sua vida diária. Muitas vezes, os usuários relatam que viver com o sistema Neuro significa maior independência, melhor compreensão de fala e maior participação em situações sociais.
Colaborou: oticonmedical
Comentários do Facebook