MARINGÁ SERIA A CIDADE CAMPEÃ EM APLICAÇÃO DE DOSES VENCIDAS DA VACINA CONTRA O COVID-19 – PREFEITURA NEGA
De acordo com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.
Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, a cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos). Marialva, cidade vizinha, não aparece na lista das cidades que cometeram o erro!
Vejas os lotes de vacina da AstraZeneca que teriam sido aplicados vencidos
Em Maringá, a maioria das doses supostamente vencidas são do lote 4120Z005 que venceu em 14 de abril.
Veja todos os lotes:
4120Z001 venceu em 29 de março
4120Z004 venceu em 13 de abril
4120Z005 venceu em 14 de abril
CTMAV501 venceu em 30 de abril
CTMAV505 venceu em 31 de maio
CTMAV506 venceu em 31 de maio
CTMAV520 venceu em 31 de maio
4120Z025 venceu em 4 de junho
O QUE FAZER?
A recomendação do Ministério da Saúde é para que os moradores procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e informem que receberam a vacina vencida para receber as orientações.
A PREFEITURA DE MARINGÁ NEGA TER APLICADO DOSES VENCIDAS!
Em sua conta oficial no twitter, a Prefeitura de Maringá divulgou uma nota sobre a matéria da Folha de São Paulo:
Sobre reportagem da Folha de S. Paulo que denuncia suposta vacinação contra covid-19 com imunizantes vencidos, Marcelo Puzzi, secretário da Saúde de Maringá, explica: “O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS.”
Comentários do Facebook