POR QUE A ÁGUA AINDA NÃO VOLTOU?
SAEMA EXPLICA O MOTIVO DA ÁGUA DEMORAR A CHEGAR EM ALGUNS BAIRROS APÓS O HORÁRIO PREVISTO PARA O RACIONAMENTO
A crise hídrica tem judiado da população de modo geral, e no primeiro dia de racionamento em Marialva, muitas famílias ficaram sem água por muito mais tempo que foi divulgado que duraria o racionamento, das 13h às 19h.
O Tribuna Interativa entrou em contato com o Serviço de Águas e Esgoto de Marialva, o SAEMA, e questionou o motivo de vários bairros ficarem sem água mais tempo que o Centro, que já tinha água por volta das 19h, e a explicação é até muito simples…
A LEI GRAVIDADE RESPONDE
Cada região tem um poço artesiano com uma caixa d’agua para o abastecimento do bairro, geralmente, o reservatório fica na região mais alta, e quando a rede é fechada o ar acaba tomando conta da tubulação, fazendo com que quando a água volte, ela desça para a parte baixa primeiro, abastecendo as residências conforme ela vai completando a tubulação.
Alguns bairros, como o Hamada, Shenandoa, Luzia Megiatto e outros, a situação é difícil, pois a parte baixa será reabastecida primeiro, enquanto a parte alta pode demorar até 6h para ter água.
VEJA A RESPONSTA DO ENIGMA
TENHA UM RESERVÁTORIO EM CASA
É até estranho, mas muitas residências em Marialva não possuem um reservatório de água, a popular Caixa D’água.
Muitos problemas poderiam ser evitados com a instalação desse item, considerado essencial, que tem em média o custo de R$ 240,00 para uma capacidade de 200 litros.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³ / pessoa / mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). Em tempos de racionamento, os banhos devem durar menos tempo, o uso da descarga no vaso sanitário, em caso de válvulas manuais, deve ser moderado e a reutilização da água da lavadora para regar plantas e lavar o quintal é uma necessidade.
Nesse caso, um reservatório de 200 litros, pode atender uma família de quatro pessoas adultas por pelo menos 12h, tempo suficiente para que a água volte e reabasteça a rede externa.
Em caso de uma emergência hídrica, entre em contato com a SAEMA através do número 44 3232-3819.
? Tribuna Interativa WebTV
? Todo mundo vê!
Comentários do Facebook