MARIALVA REGISTRA 85 CASOS DE SUSPEITA DENGUE EM 2020
10 CASOS FORAM CONFIRMADOS PELA SECRETARIA DE SAÚDE
O ano mal começou a informação é alarmante, em apenas 22 dias Marialva registrou 85 casos de suspeita de dengue. 10 casos já foram confirmados pela secretaria de saúde municipal.
VOCÊ PODE SER O RESPONSÁVEL!
Embora os agentes de edemias estejam sempre passando pelas residencias, somente eles não são capazes de neutralizar o perigo eminente de um surto de dengue na cidade. Em épocas de muito calor e chuvas constantes, o mosquito que transmite a doença pode se proliferar em 48h após a postura do ovo, o embrião já esta formado e pode eclodir, isto só ocorrem em boas condições de água. Em média, o mosquito pode estar pronto para transmitir a doença de 4 a 5 dias após a postura dos ovos.
Além do curto tempo para o nascimento de novos mosquitos, um ovo pode durar até um ano sem água e ainda assim está em condições do mosquito nascer, basta estar em contato com água limpa. Isso dificulta e muito o trabalho do combate.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, e tem quatro tipos de vírus circulantes e cada um deles é capaz de manifestar a doença com graus diferentes de gravidade.
Veja abaixo os tipos e os sintomas de cada um deles.
Infecção Inaparente
Na infecção inaparente, a doença praticamente não se manifesta. Geralmente os sintomas são confundidos com um simples mal-estar. A pessoa está contaminada, mas não chega a desconfiar que possa estar com Dengue.
Dengue Clássica
É a manifestação da Dengue com suas características mais marcantes: Febre alta e repentina (39° a 40°) associada a dores pelo corpo e na cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas avermelhadas na pele.
Pode vir associada ou não a vômitos e diarreias. Na Dengue clássica o paciente é observado em casa seguindo o tratamento recomendado pelo médico. Não há risco de morte!
Dengue Hemorrágica
A Dengue hemorrágica é a forma mais grave da doença. Como ela pode levar à morte, o seu tratamento é realizado em um hospital com acompanhamento médico.
Os primeiros sinais da doença são exatamente como os da Dengue clássica, porém, mais ou menos no terceiro dia, o doente começa a manifestar sangramentos, principalmente pelo nariz, gengivas e pele (petéquias). Quando o sangramento acontece, é necessário procurar um posto de saúde ou o hospital mais próximo.
Febre Hemorrágica da Dengue ou Síndrome do Choque da Dengue
É a manifestação mais grave e rara da Dengue hemorrágica. É caracterizada por palidez, hipotermia, alterações no nível de consciência, taquipneia, alterações circulatórias como, pulso rápido e fraco, pressão baixa e taquicardia. (Existe uma perda considerável de sangue devido às hemorragias, com isso a frequência cardíaca é aumentada para tentar suprir a necessidade de sangue do organismo.)
Uma pessoa com febre hemorrágica da Dengue corre o risco de entrar em choque hipovolêmico que é a situação onde o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo devido a sua pouca quantidade no organismo. Essa perda de sangue acontece devido às hemorragias causadas pela Dengue hemorrágica, podendo levar à morte.
Transmissão
O mosquito pica uma pessoa contaminada pelo vírus da Dengue e, após certo tempo, chamado período de incubação, o vírus alojado na saliva do mosquito estará apto para ser transmitido a cada vez que o Aedes for se alimentar.
Comentários do Facebook