Projeto para outorgar titulo de Cidadão em Destaque deve dividir vereadores em Marialva

Um projeto de decreto de autoria dos vereadores Jefferson Garbúggio e Marcio Marcelo Martins (Xuxa) que visa outorgar o titulo de CIDADÃO MARIALVENSE EM
DESTAQUE ao Sr. JACOB ALVES DE SOUZA, o popularmente conhecido Jacob da Vigilância Sanitária deve dividir os votos em uma Câmara que uma das maiores discordâncias neste mandato foi sobre um projeto que batia de frente com uma lei federal (de autoria do mesmo vereador) sobre o fechamento de supermercados aos domingos e feriados.

De acordo com a justificativa do projeto, Jacob é um amente da música, completará 37 anos de serviços públicos, tem uma união estável com seu companheiro já a 20 anos e disse amar Marialva e seu povo. Jacob disse se sentir honrado por receber este título e que prova que as diferenças são respeitadas e sem preconceitos.

O titulo passou a ser concedido pela Câmara Municipal em Março de 2011, a partir de uma resolução ao Art. 375 de 4 de dezembro de 1.992, que passou a viger da seguinte forma:

Art. 375. A Câmara Municipal poderá conceder o título de “CIDADÃO MARIALVENSE EM DESTAQUE”,
ao cidadão nascido no município ou nele radicado, mas que a ele tenha prestado relevantes serviços,
ou que por sua atuação o dignifique e o promova dentro ou fora de suas fronteiras.

O titulo já foi concedido a atletas e policiais que elevaram o nome de Marialva, veja a lista dos Marialvenses em Destaque de acordo com documentos disponíveis no site da Câmara Municipal de Marialva.
Atletas que alcançaram destaque em nível nacional e/ou internacional:

  • Adriana Morais Francisco
  • Danilo Ferreira Da Costa
  • Mayara Fier De Moura
  • Nadia Gomes Colhado
  • Robinson Alessandro Dvoranen
  • Rodolfo Rodrigues De Moraes
  • Rodrigo Prudente De Morais
  • Ana Claudia Canuto
  • Bruna Zucoli Suzuki
  • Cezar Ulisses Napoli
  • Dhiony Wellington Da Silva
  • João Henrique Giroldo Napoli
  • Julio Cesar Giroldo Napoli
  • Monica Brandão Gonçalves
  • Nilceia Aparecida Dos Santos

Policiais:

  • Marco Antonio Honório da Costa (Soldado da Polícia Militar)
  • Adriano Garcia Evangelista dos Santos (Delegado da Polícia Civil)
  • José Renato Mildemberger Junior (Capitão da Polícia Militar)
  • Sidnei Firmino de Oliveira (2º Sargento da Polícia Militar)

O projeto de decreto 3/2018 no entanto parece que não será unanime como foram os projetos anteriores, pois a justificativa para não convencer vereadores como Luciano Dário (Grude) e Josiane Silva (Josi do Maurício).

“J U S T I F I C A T I V A”
JACOB ALVES DE SOUZA, filho de Pedro Silvino Alves de Souza e Maria do Rosario Alves, natural de Olhos D’água – Mg, onde nasceu em 2 de janeiro de 1.960.
No ano de 1.961, juntamente com seus pais e os (nove) irmãos, mudou-se para a cidade de Marumbí-Pr., onde seus pais para o sustento da família trabalharam na lavoura como porcenteiros de café até o ano de 1.965, quando então, ainda criança novamente com a família mudou-se para Jandaia do Sul onde permaneceram por pouco tempo e mudaram para a cidade de Maringá-Pr.

No ano de 1.968, juntamente com toda a família mudaram-se para Marialva, onde foram residir na casa de madeira existente no cruzamento da Avenida Eurico Barros com a Rua Atilio Ferri e para o sustento da família seu pai tinha uma oficina na Rua Formosa onde fabricava lamparinas e canecas e consertava utensílios domésticos.

Iniciou seus estudos no Grupo Escolar de Marialva, hoje Escola Municipal Milton Tavares Paes e completou o ensino fundamental na Escola Eduardo Carlos Pereira que funcionava na Igreja Presbiteriana Independente na Av. Ruy Barbosa, tendo ainda estudado no Mini Ginásio Gabriel de Lara, de propriedade do professor Tuta.

No ano de 1.981 começou a trabalhar como Agente de Saneamento, na Vigilância Sanitária Estadual, na época localizada onde hoje está estabelecido o Batalhão da Policia Militar, com estrutura precária, com poucos recursos e sem veículos.

Na época o Prefeito era o Sr. Zico Gomes que mesmo sendo a vigilância sanitária um órgão estadual, disponibilizou ramal telefônico, maquina de escrever, servidores do município e ainda pelo município pagava o combustível para as inspeções sanitárias na cidade e nos distritos que eram feitas com um “fusca” emprestado pelo vereador “João Porquinho”.

No ano de 1.988, nasceu seu filho Leonardo, criança precoce, que adoeceu e faleceu aos onze anos de idade e que pela sua inteligência e carisma a câmara municipal aprovou a colocação de seu nome na época Creche e hoje CMEI localizado no Parque das Palmeiras, de CMEI “Leonardo Henrique Alves de Souza”.

Jacob sempre gostou de música, cantava em circos, participou do primeiro festival de calouros de Marialva, realizado no Cine Marialva e patrocinado pelo cantor “Del Rubens”, quando obteve o 1º lugar. Posteriormente começou a cantar em casamentos com o “Toninho Pepato”, participou da “Banda Emoções” e cantou em muitos locais e inclusive em comícios. Teve a honra de cantar no mesmo palco em que se apresentaram a dupla Zezé de Camargo e Luciano, cantou com o músico Cezar Bataglini por três anos, cantou na Câmara Municipal de Maringá com a Sra. Akemi Nishimori, esposa do Deputado Federal Luiz Nishimori, cantou no Club Olímpio e no Lions Club de Maringá e em muitos outros locais.

Foi ainda proprietário da “Banda Brilho” de Música Country, que ficou muito conhecida em toda a região e participou de um “fórum” no Ginásio Chico Neto em Maringá anterior ao “Femucic”, com uma música de sua composição.

No ano de 1.998, conheceu Ilton João da Silva e estão convivendo juntos a 20 (vinte) anos através de união estável. Jacó completou no mês de agosto/2018, 37 (trinta e sete) anos como servidor público prestando serviço em Marialva e disse amar Marialva e seu povo e que se sente honrado por receber este título e que isto prova que as diferenças são respeitadas e sem preconceitos.

O projeto será votado em uma sessão especial nas próximas semanas na Câmara Municipal de Marialva.

Comentários do Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo