6 DICAS PARA A CRIAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES
O que você precisa saber para criar uma associação no seu bairro? Veja a lista abaixo.
O QUE SE PRECISA PARA ABRIR UMA ASSOCIAÇÃO?
Em princípio, não precisa de um número mínimo de associados. Vale ressaltar que o processo para criar uma associação de moradores é relativamente simples, mas, para que ela funcione, é preciso que exista um grupo de pessoas engajadas, com planejamento e uma estrutura.
Precisa desde da origem a designação da diretoria da associação. Então, quem será o presidente , o vice-presidente, tesoureiro, os diretores, diretores específicos. Por exemplo, diretoria de vigilância, meio-ambiente, trânsito. Um conselho fiscal, normalmente composto por seis pessoas.
Em tese, a associação pode começar com esse grupo de pessoas: presidente, vice, três diretores, dois secretários e um conselho fiscal. Isso se dá através de uma assembleia.
Convoca-se uma assembleia e cria-se a associação nessa assembleia. A partir dai, deve-se lavrar a ata de assembleia da criação da associação, esta tem que ser levada para registro no RCPJ – Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Registro feito, ela tem que ser levada para o Ministério da Fazenda para tirar o CNPJ. É fundamental o CNPJ.
Ao criar associação de moradores, os vizinhos tendem a se unir mais em prol do bem de todos.
Ela também poderá promover eventos de cunho cultural, social e esportivo.
Vale lembrar que, qualquer comunidade de pessoas que moram próximas, mas não dentro de um condomínio, pode ter uma associação de moradores. Essa entidade terá como objetivo a reivindicação junto aos órgãos públicos de melhorias no próprio bairro, seja na infraestrutura, seja na segurança ou em pontos específicos que beneficiem os moradores.
Para criar uma, são necessários alguns passos que envolvem o conhecimento das leis, direitos e deveres, reunião de documentos e planejamento.
No bairro onde você mora, já existe uma associação?
Então, veja agora as nossas 6 dicas para que você possa começar a viabilizar a criação da entidade no seu bairro.
1. REÚNA UM GRUPO DE PESSOAS
O primeiro passo é reunir um grupo de pessoas para criar a associação de moradores. Não é necessário ter a participação de todas as pessoas do bairro, mas é preciso delimitar uma área de atuação, como, por exemplo, uma avenida, uma rua ou algumas quadras. Dessa forma, vocês poderão focar em melhorias nessa parte do bairro e assim todos usufruir dos benefícios.
Isso significa que um mesmo bairro é capaz de ter mais de uma organização, mas não entenda como concorrência. O ideal é que exista união em prol de melhorias para todos. Para reunir esse grupo, convide as pessoas, explicando as vantagens de se ter a entidade e tudo que poderá ser feito com a ajuda dela. É normal que algumas pessoas não tenham interesse ou que não queiram se comprometer. Nesse caso, respeite e busque outros parceiros.
2. CONVOQUE A REUNIÃO DE CONSTITUIÇÃO
Para fazer a criação oficial da organização, será necessário registar os atos constitutivos em um Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Ou seja, é preciso levar a ata da reunião de criação, assinada pelos fundadores e por um advogado. Essas são orientações gerais para a constituição de qualquer associação, segundo o Código Civil.
Nessa ata, deverão estar descritos o estatuto, nome dos membros e da diretoria. Portanto, todas essas questões precisarão ser tema dessa primeira reunião. O Estatuto deve conter a finalidade, função, responsabilidades, formação da diretoria e outras informações que vão reger o funcionamento do órgão.
Depois do procedimento no cartório, os dirigentes devem providenciar a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e, nessa altura, ela estará oficialmente criada.
3. DEFINA A DIRETORIA
Ainda nessa reunião, será necessário fazer a votação da diretoria. Ela é importante, pois é a encarregada de organizar tudo e dividir as tarefas. Para compor a diretoria, serão necessários um presidente, um vice-presidente, primeiro e segundo-secretário e primeiro e segundo-tesoureiro. Além disso, é possível eleger diretores por áreas. Por exemplo: diretor de esportes, de assuntos sociais, de segurança, de cultura etc.
Além da diretoria, a entidade precisa conter o Conselho Fiscal. A função do conselheiro é acompanhar as contas e fazer com que a associação fique sempre em dia com suas obrigações contábeis e jurídicas. Por fim, existe a Assembleia Geral, que são os demais membros.
A eleição da diretoria deve ser feita de maneira democrática, com direitos iguais para todos que votarem e que se candidatarem. Será responsabilidade da diretoria a manutenção da entidade, a resolução dos problemas apresentados pelos moradores e a organização das reuniões e ações.
4. FAÇA UM PLANEJAMENTO
Chegou a hora de fazer um planejamento. Dessa forma, vocês poderão dividir tarefas e trabalhar de forma ordenada. Para isso, convoque uma reunião e solicite que todos levem suas reivindicações. Depois de apresentadas, o objetivo é de votar as prioridades e se organizar.
Novas praças, posto de saúde, melhoria na coleta de lixo, transporte, iluminação, plantio de árvores, aumento da segurança, manutenção das ruas e várias outras questões devem ser levantadas. Assim, todos terão uma noção do que o bairro precisa. Anote tudo e organize entre aquilo que é possível ser resolvido pelos próprios moradores (como o plantio de árvores) e aquilo que precisará ser levado ao poder público.
5. CONHEÇA OS DIREITOS E DEVERES
Conhecer os direitos e deveres da sua associação é algo que você deve fazer logo na criação dela. Assim, você saberá exatamente até aonde pode ir e o que é permitido. As leis que regem uma organização desse tipo no Brasil estão no Código Civil. Por definição, trata-se de uma união de pessoas que não tem o lucro como objetivo. O bem comum deve ser o foco.
Portanto, a cobrança de mensalidades, se for necessária, deve estar regida pelo estatuto e o todo o dinheiro deve ser utilizado para a manutenção da entidade ou na sua funcionalidade. De toda forma, o pagamento é sempre voluntário, assim como a participação. Pode existir a solicitação de ajuda de seus membros para pagar custos com alguma estrutura, como aluguel da sede ou transporte dos diretores até a prefeitura de modo a reivindicar melhorias.
As associações de moradores geralmente não remuneram os presidentes e diretores, no entanto, essa prática é permitida por lei e deve estar no Estatuto. O problema de remunerar a diretoria é o impedimento de buscar o título de Utilidade Pública junto à prefeitura. Esse título facilita a busca por convênios e parcerias.
6. TENHA ORGANIZAÇÃO
Para que tudo funcione e atinja seu objetivo, é preciso ter organização. Como pessoa jurídica de direito privado e com finalidade não lucrativa, legalmente a associação precisa apresentar a sua contabilidade. Então, será preciso o Livro Diário registrado em cartório, Balanço Patrimonial e Demonstração dos Resultados do Exercício e Fluxo de Caixa.
As funções de cada pessoa precisam ser cobradas pelos outros membros e é preciso sempre ter em mente que o objetivo é a melhoria de vida das pessoas. Por exemplo, a entidade pode solicitar a instalação de mais iluminação e pedir rondas mais frequentes da Guarda Municipal.
Além disso, os moradores podem se organizar para contratar serviços, desde que todos concordem, é claro. No caso da segurança, que é uma das preocupações mais comum nos bairros, existem empresas especializadas em tornar a vida dos habitantes mais segura, com rondas, assistência, pedido de socorro. Uma dessas empresas é a Bairro Seguro, que tem beneficiado bairros em todo o país.
Comentários do Facebook