ENEM 2021: GABARITO OFICIAL DAS PROVAS É DIVULGADO
Gabarito só permite que o aluno saiba seu número total de acertos, mas resultado com a nota final (provas objetivas e redação) sai em 11 de fevereiro.
Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já estão disponíveis. As informações divulgadas nesta quarta-feira (1º) valem tanto para a versão impressa quanto para a digital das provas (veja os gabaritos mais abaixo nesta reportagem).
A questão 157 da prova rosa foi anulada. Como adiantou o g1, a questão sobre Copa do Brasil não possuía entre as opções uma resposta correta. O item apareceu na prova azul como questão 138, como 155 da prova cinza e 178 da prova amarela.
Esta é a 7ª questão do Enem anulada desde 2009. As últimas ocorrências foram no Enem 2019, em que a questão foi anulada por já ter sido aplicada em outra versão do exame, e em 2020, por duas questões apresentarem conflitos nas respostas.
Em outras ocasiões de questões invalidadas, o Ministério da Educação explicou que os alunos são prejudicados. Isso acontece porque, segundo explicação, o método de correção da prova permite que a nota máxima do exame continue sendo 1000 pontos, mesmo com itens a menos.
O resultado final das provas objetivas e da redação sai apenas em 11 de fevereiro.
Confira os gabaritos:
1º dia – prova azul
1º dia – prova rosa
1º dia – prova branca
1º dia – prova amarela
1º dia – prova laranja (Braile e ledor)
1º dia – prova verde (Libras)
2º dia – prova azul
2º dia – prova rosa
2º dia – prova cinza
2º dia – prova amarela
2º dia – prova laranja (braile e ledor)
2º dia – prova verde (Libras)
O gabarito só permite que o aluno saiba seu número total de acertos.
Isso porque, como a prova é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota final não é calculada apenas com base na porcentagem de respostas corretas.
Esse sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante – ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.
Por isso, no Enem, dois candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirar notas bem diferentes.
Um exemplo: se um aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente “chutou” as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.
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