TUPPERWARE ANÚNCIA FALENCIA APÓS QUASE 80 ANOS DE “SUCESSO”
A empresa de 78 anos disse que buscará autorização judicial para iniciar a venda do negócio enquanto continua a operar.
A empresa de 78 anos tornou-se sinônimo de armazenamento de alimentos a tal ponto que muitas pessoas usam seu nome para se referir a qualquer recipiente de plástico, mesmo de outras marcas. Os produtos Tupperware são vendidos em pelo menos 70 países. A empresa americana anunciou que está falida.
Nos EUA a Tupperware tentou, sem sucesso, reposicionar-se no mercado e renovar seus produtos para agradar um público mais jovem. Após um breve aumento nas vendas durante a pandemia, quando mais pessoas cozinharam em casa, a demanda continuou a cair.
O crescimento do custo das matérias-primas, o aumento dos salários e os custos de transporte também vinham afetando suas margens de lucro. As ações da Tupperware caíram mais de 50% esta semana após a notícia de que a empresa planejava entrar com a falência.
Há longas negociações em curso entre a Tupperware e seus credores sobre como administrar mais de US$ 700 milhões (cerca de R$ 3,8 bilhões) em dívidas, segundo relatos.
No BRASIL, representantes afirmam que a empresa continuará a operar, pois tem independência financeira da empresa americana.
A Tupperware foi fundada em 1946 por Earl Tupper, um químico americano que patenteou o fechamento hermético em potes.
Seus produtos de polietileno — à prova de ar e água graças à tampa duplamente vedada — começaram a ser vendidos em lojas de departamentos, mas não alcançaram o sucesso esperado porque os clientes tinham dificuldade para utilizá-los, pois, as pessoas estavam acostumadas com produtos de vidro e cerâmica, e esse novo recipiente Tupperware precisava ter o ar retirado para fechá-lo.
Foi a comerciante Brownie Wise quem ajudou a transformar a marca em um nome familiar. Wise desenvolveu uma abordagem na qual os vendedores, principalmente mulheres, ofereciam Tupperware a outras mulheres em suas casas, em eventos conhecidos como “festas de Tupperware”.
Earl Tupper acabou contratando Wise, e isso ajudou a impulsionar o crescimento do negócio por meio de festas em casa — algo que por sua vez permitiu que muitas mulheres gerassem renda.
Mas acredita-se que eles entraram em conflito sobre a estratégia da empresa e, em 1958, Tupper demitiu Wise. Ela processou a empresa e recebeu um ano de salário como compensação. Tupper acabaria vendendo o negócio mais tarde.
Além de vender produtos em seu site, a empresa ainda utiliza um modelo de comércio direto, onde as pessoas ganham uma porcentagem dos produtos que vendem.
Em anos recentes, a empresa também começou a vender seus produtos na rede americana de lojas Target, procurando atrair clientes mais jovens e outras redes semelhantes em todo o mundo.
Neil Saunders, diretor-gerente de varejo da consultoria GlobalData, afirma que a Tupperware “não acompanhou os tempos em termos de seus produtos e distribuição”.
Saunders aponta que o método de vendas diretas através de festas da Tupperware “não se conecta” com os clientes mais jovens, e que mesmo os clientes mais velhos que “se lembram da Tupperware em seu apogeu” mudaram.
Comentários do Facebook